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4 Razões Para Comeres Brócolos

Os Brócolos são possivelmente os vegetais da “moda” no Fitness. Haverão justificações plausíveis para isso ou será apenas Bro Science?
Neste caso parece que os brócolos apresentam diversos benefícios na saúde e têm uma excelente composição nutricional. Vamos então ver algumas vantagens:

Ricos em Vitamina C

A Vitamina C tem benefícios na melhoria da função imunitária e é um poderoso anti-oxidante. Os brócolos chegam a ter o dobro em Vitamina C (93,2mg/100g1) relativamente às laranjas.

Ricos em Potássio

Este mineral tem um papel importante na função neuro-motora, na recuperação e na hidratação. Quando falamos em potássio toda a gente se lembra de bananas, mas os brócolos também são igualmente ricos neste mineral (325mg/100g1).

Ricos em Cálcio

Havendo atualmente uma grande controvérsia relativamente ao leite, e sendo uma grande percentagem da população intolerante à lactose, os brócolos são uma excelente alternativa para se obter este mineral! Por 100g de brócolos conseguirmos obter 48mg1 de cálcio, sendo cerca de metade do valor em 100ml de leite.

Parece haver uma correlação inversa entre o consumo de vegetais crucíferos (grupo dos bróculos) e o risco de cancro 23.

Reduzem o risco de cancro

Os vegetais crucíferos contêm sulforofano, indoles e isotocianato que têm propriedades anticancerígenas34. Num estudo a ingestão de 3 ou mais doses por semana de vegetais crucíferos resultou numa redução de 41% do risco de cancro na próstata5.

1. http://nutritiondata.self.com
2. Fowke JH, Chung FL, Jin F, Qi D, Cai Q, Conaway C, Cheng JR, Shu XO, Gao YT, Zheng W. Urinary isothiocyanate levels, brassica, and human breast cancer. Cancer Res 2003 Jul 15; 63(14):3980-6.
3. M. Pilátová, M. Chripková, J. Mojžis. Cruciferous vegetables in cancer prevention. Acta Facultatis Pharmaceuticae Universitatis Comenianae. Volume 58, Issue 1, Pages 62–71, ISSN (Print) 0301-2298, DOI: 10.2478/v10219-011-0007-z, November 2011
4. Donaldson MS. Nutrition and cancer: a review of the evidence for an anti-cancer diet. Nutr J. 2004 Oct 20;3:19
5. Cohen JH, Kristal AR, Stanford JL. Fruit and vegetable intakes and prostate cancer risk. J Natl Cancer Inst. 2000 Jan 5; 92(1):61-8.

Fisiologista do Exercício e Preparador Físico no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Sempre à procura do próximo artigo científico. Karaté, Muay-Thai e MMA fazem parte da sua vida desde jovem.