4 Razões para usares Spirulina

Se achas que a Spirulina é apenas um detox da moda tens que ler este post até ao fim e conhecer as suas vantagens.

Fonte de Proteína e Minerais

A spirulina é uma fonte totalmente vegan e tem entre 55-70% de proteína e valores relativamente baixos de hidratos de carbono, cerca de 15%. Podemos também encontrar vestígios de minerais, incluindo cálcio (600-1200 mg/100g), ferro (50-150 mg/100g), magnésio (200-600 mg/100g) e selénio (50-200 mcg/100g) na sua composição(1)(2) .

Melhoria do metabolismo da glicose e lípidos

Alguns estudos apontam para uma redução na resistência à insulina aquando a ingestão diária de Spirulna(3)(4). Um estudo com 25 sujeitos diabéticos tipo II, ingerindo 2g de Spirulina diária durante dois meses, mantendo as suas dietas e regimes de exercícios, tiveram uma redução de 88% da glicose em jejum, enquanto que o grupo de controlo não teve alterações(5).

A toma de Spirulina entre 1-8g diariamente, em populações com sindrome metabólica, parece reduzir os triglicéridos até 15%(6).

Redução de fígado gordo

Estudos de caso apontam para uma redução eficaz do fígado gordo ao fim de 3 meses(7). Apesar de serem necessários mais estudos em humanos, os resultados atuais são bastante positivos.

Reduz alergias

Um estudo sugere que a Spirulina é bastante eficaz no controlo de alergias, reduzindo os corrimentos nasais, espirros, congestionamento e comichões. A satisfação com o tratamento foi o dobro no grupo que ingeriu 2g de Spirulina diariamente, comparativamente ao grupo de controlo que ingeriu um placebo(8).

Fisiologista do Exercício e Preparador Físico no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Sempre à procura do próximo artigo científico. Karaté, Muay-Thai e MMA fazem parte da sua vida desde jovem.